sexta-feira, 1 de julho de 2016

Purgatório - Invenção, será?

Não são poucas as acusações de que a Igreja Católica inventou o Purgatório. Recentemente me deparei com algumas acusações de que o Imperador Constantino inventou a doutrina do Purgatório por um membro da Assembleia de Deus. Bem, essa doutrina é bíblica e reconhecida pela tradição.

"A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." (1 Coríntios 3:13-15 Almeida Corrigida e Fiel - Pt)

"Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte. (1 João 5:16,17 Almeida Corrigida e Fiel - Pt)

"Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado." (1 Pedro 1:7 Nova Versão Internacional - Pt)

"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro." (Mateus 12:31,32 Almeida Corrigida e Revisada Fiel -Pt)

A primeira coisa que devemos saber é que o Purgatório não é um uma terceira possibilidade (céu, purgatório e inferno) como muitos pensam, ele é temporário, uma passagem, entende-se como uma "prisão" temporária de onde só saímos após termos quitado nossa divida! quem passa pelo Purgatório, já esta salvo, porém ainda não puro e precisa ser purificado. Pois no céu só entra os puros (Salmos 24,10)! As Pessoas cujas as obras forem perfeitas (morreram em graça) diante de Deus receberá recompensa de Deus, isto é, serão salvas e receberão homenagem e glória de Deus (Romanos 2,7)!
Porém, aqueles cujas as obras forem imperfeitas (morreram em pecados leves, isto é, aqueles que cometeram pecados que não levam a morte 1 João 5,16) serão salvos (1 Pedro 1,7), porém, sofrerão perda (1 Coríntios 3,13-15)! Que tipo de perda seria essa? Se tal pessoa será salva?

"Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." (Mateus 5:19 Almeida Revisada Imprensa Bíblica - Pt).

Se existe pecados que não podem ser perdoados no século vindouro (Mateus 12,31-32), podemos acreditar que existem pecados que são perdoados no século que virá. O fogo purificador que é citado na Bíblia nada mais é, que uma purificação que a pessoa passa para entrar no céu. É  o ouro refinado pelo fogo (1 Pedro 1,7)! Jesus, nosso Senhor nos fala em parábolas para nos mostrar o Reino dos céus (Mateus 13,11), porém, só aos apóstolos é dado entendimento do significado! Como vemos toda parábola, Jesus fala de coisas terrenas, mas que na verdade, trata-se de coisas do alto.  Vejamos essa parábola:

"Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil." (Mateus 5:23-26 Almeida Corrigida e Revisada Fiel -Pt).

Bem, vamos entender o que fala dessa parábola? Nos versículos anteriores, 21 e 22 Jesus fala de Juiz e Réu do Inferno. Ele trata de céu e salvação, basta olhar o contexto do texto. Bem, na cultura Judaica, não existe nenhuma lei que o Judeu deva ser preso pelo fato de alguém possuir alguma coisa contra ele. Pelo contrário, para que uma pessoa fosse presa, deveria ter cometido algum crime (Mateus 12,10) Por isso que na prisão de Jesus, os mestres Judeus, mesmo odiando jesus não podiam fazer nada e então, pagaram para falsas testemunhas acusa-lo (Mateus 26,59-61)! Então, essa parábola só pode tratar de coisas do céu! O que é o caminho com ele? Só pode ser a vida terrena, local onde nós pregamos a palavra e podemos viver de acordo com ela ou nega-la (Marcos 4,15)! Quem é Juiz? O Juiz é Deus (Salmos 7,11)! Quem é o oficial? É o anjo de mais alta patente  que compõem o exercito celestial (Lucas 2,13). Pois bem, temos identificado o caminho, o Juiz e o oficial. Que local seria esse que seriamos "presos" e "soltos"? Pois bem, é um local temporário! Esta prisão, de onde sairemos após pagar o ultimo Ceitil (moeda que vale 1/16 denário) isto é, após pagarmos a menor de nossas transgressões, até ficarmos puro. então sairemos desta prisão e iremos até o céu,lugar onde só entram os puros! Não existe a possibilidade da prisão ser o céu ou o inferno, pois, quem vai para eles, permanecerá neles. Essa possibilidade de pagar até o ultimo centavo se encaixa na possibilidade do fogo purificador, que queima durante certo tempo!

O que dizem os Primeiros cristão sobre o Purgatório?

Tertuliano (160-220) prega o purgatório: “A esposa roga pela alma de seu esposo e pede para ele refrigério, e que volte a reunir-se com ele na ressurreição; oferece sufrágios todos os dias aniversários de sua morte” (De Monogamia, 10).

CIPRIANO – em 249 já dizia: ”…uma coisa é penar muito tempo e purificar-se nas chamas do Purgatório e outra coisa é ter removido todos os pecados, pelo martírio”. (Na luz Perpétua, 5ª. ed., J. B. Lehmann, Ed. Lar Católico, MG,1959).

EPITÁFIO DE ABÉRCIO, BISPO DE HIERÁPOLIS – Século II – A oração pelos mortos faz supor a crença do PURGATÓRIO.




A inscrição a seguir é considerada, pelos estudiosos, como a mais importante da antiguidade cristã. Foi composta na Ásia Menor, no séc. II, por Abércio, bispo de Hierápolis, que relata, em forma figurada sua viagem a Roma e à Síria. Entre outras coisas, fala sobre a eucaristia ministrada sob as duas espécies de pão e vinho e pressupõe a prática da oração pelos mortos.
A inscrição, gravada sobre pedra, foi descoberta em 1883 pelo arqueólogo protestante W.Ramsay, nas proximidades de Hierápolis (Frígia) e hoje se encontra no museu de Latrão.

Cidadão de pátria ilustre,
Construí este túmulo durante a vida,
Para que meu corpo – num dia – pudesse repousar.
Chamo-me Abércio:
Sou discípulo de um Santo Pastor (1),
Que apascenta seu rebanho de ovelhas,
Por entre montes e planícies.
Ele tem enormes olhos que tudo enxergam,
Ensinou-me as Escrituras da Verdade e da Vida
E enviou-me até Roma para vislumbrar sua soberana majestade
E ver a Rainha (2) com vestes e sandálias de ouro:
Lá conheci um povo marcado com um sinal resplandecente.
Também fui à planície da Síria
E vi cidades – como Nísibe – para lá do [rio] Eufrates.
Por toda parte encontrei irmãos
E tive Paulo por companheiro.
Por toda parte a fé me guiou
E ela me serviu de alimento
Com um Peixe de fonte, grande e puro,
Pescado por uma Santa Virgem,
Que o entregava a seus amigos.
Ela possui um vinho delicioso
E o serve misturado com pão (3).
Eu, Abércio, ditei este texto
E o fiz gravar na minha presença
Aos setenta e dois anos.
O irmão que o ler por acaso
Ore por Abércio.
E ninguém erga outro túmulo sobre o meu,
Sob pena de multa:
Duas mil peças de ouro para o fisco romano
E mil para Hierápolis,
Minha pátria ilustre!
——————————————————————————–
1. isto é, Jesus Cristo.
  2. ou seja, a Igreja.
  3. isto é, a Eucaristia.

João Crisóstomo (349-407) dizia: "Os Apóstolos instituíram a oração pelos mortos e esta lhes presta grande auxílio e real utilidade." (In Philipp. III 4, PG 62, 204);

Provavelmente, esse texto vai lhe fazer (você que é protestante) perguntar onde os apóstolos oram pelos mortos?

"E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva." (Atos 9:36-41 Almeida Corrigida e Fiel - Pt)

Se podemos orar pelos mortos pra que voltem a vida física, qual o impedimento de orar pedindo o perdão de seus pecados depois de mortos? Nenhum! Tanto é que o Apóstolo Paulo reza pela por seu amigo morto:

"O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias. Antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou. O Senhor lhe conceda que naquele dia ache misericórdia diante do Senhor. E, quanto me ajudou em Éfeso, melhor o sabes tu. (2 Timóteo 1:16-18 Almeida Corrigida e Fiel - Pt)

Comparando os vers. 15 a 18 do cap. 1º, com o vers. 19 do cap. 4º desta mesma Epístola, vê-se que Onesífero já era morto, porque nestes textos,  Paulo se refere pelo nome a outras pessoas, e quando seria a vez de nomear seu amigo, ele não o faz, mas só se refere à casa e à família de Onesíforo. Daí podemos concluir que ele já tinha morrido. E Paulo reza por ele, pedindo que o Senhor tenha dele misericórdia. Qual motivo de Paulo pedir misericórdia de uma pessoa que já morreu? Pois Paulo sabe que existe um estado de purificação antes de entrar no céu.

"Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor." (Tobias 12,12 Biblia Ave Maria)


"Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor." (Tobias 12,12 Biblia Ave Maria)

Se esse livro é "apócrifo" como dizem as fontes protestantes, como ele pode ensinar DUAS VERDADES BÍBLICAS REVELADAS POR JOÃO SÓ NO APOCALIPSE? Que os anjos apresentam a orações ao Senhor:

 "E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono. E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus." (Apocalipse 8:3,4 Almeida Corrigida e Fiel - Pt)

E também ensina que sete anjos assistem diante do Senhor:

"E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece." (Apocalipse 1:16 Almeida Corrigida e Fiel - Pt) e O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas." (Apocalipse 1:20 Almeida Corrigida e Fiel - Pt).

Então, antes de falar que um livro é inspirado ou não conheçam o que ele diz e entendam ou melhor estudem o motivo que levou os Judeus (uma parte) retirarem esses livros de seus livros sagrados.

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